Vocês sabem o que são?
Ervas são folhas de várias plantas, e leva-se em conta seu sabor, aroma e qualidades medicinais e por isso são utilizadas na culinária, na medicina e com propósitos espirituais.
Especiarias são diversos produtos de origem vegetal como, sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. Além do uso na culinária, as especiarias eram utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados.
Condimentos são molhos ou temperos adicionados a comida para dar um sabor especial ou complementar o prato. Muitas vezes, de sabor picante e, por isso adicionados em pequenas quantidades.
"As principais ervas aromáticas de uso culinário são o manjericão, orégano, cebolinha, dill, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã e tomilho. Todos os integrantes desta classificação concentram o seu sabor e aromas somente em suas folhas. Devido a isto devem ser integrados ao preparo frescos e somente na sua finalização, pois o calor do cozimento diminui principalmente os seus aromas. Ao contrário das ervas aromáticas que devem ser consumidas frescas a classificação de especiarias inclui uma grande variedade de produtos vegetais que devido à presença de óleos essenciais possuem aroma e sabor mais acentuados e que são preservados durante o processo de secagem. Podem ser derivados das sementes, brotos, frutas, flores, cascas ou raízes.
As principais especiarias são a noz-moscada, cravo da índia, pimenta do reino, canela, anis, estrelado, baunilha, coentro, cardamomo, gengibre, pir-piri (pimenta malagueta), mostarda, em grão, açafrão e pimenta Jamaica. Em algumas situações, a mesma planta pode produzir tanto especiaria como erva. Exemplo disto é o coentro.
O último grupo de ingredientes culinários que dão muito sabor aos alimentos são os condimentos. Enquanto as ervas aromáticas e as especiarias são referidas como partes de plantas, o termo condimento pode se referir a ingredientes de origem mineral (ex. sal de cozinha), misturas de especiarias (ex. curry) ou ervas (ex. bouquet garni) e, ainda a molhos com sabores especiais (ex. ketchup) usados para complementar os pratos. Os mais populares dentre estes últimos, além do ketchup, são o molho de mostarda, o azeite, o vinagre e o açúcar. Os condimentos podem ser adicionados aos alimentos antes de servi-lo (ex. ketchup e mostarda) ou durante o cozimento (ex. molho barbecue, molho teriyaki, shoyo, etc.)..."
Usando esses ingredientes você pode abrir mão de temperos industrializados que fazem muito mal à saúde e além de tudo preparar um prato com um sabor maravilhoso!!!
Créditos: Chef Carlos Alberto Balbino