segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Mágica das Especiarias e Condimentos na Culinária

Na minha cozinha não pode faltar as ervas aromáticas e especiarias, fazem toda diferença no preparo de um prato, as vezes as pessoas me peguntam que "porção mágica" eu usei na comida e o segredo é saber aplicar esses temperos de forma a amplificar o sabor!!

Vocês sabem o que são?

Ervas
são folhas de várias plantas, e leva-se em conta seu sabor, aroma e qualidades medicinais e por isso são utilizadas na culinária, na medicina e com propósitos espirituais.

Especiarias são diversos produtos de origem vegetal como, sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. Além do uso na culinária, as especiarias eram utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados.

Condimentos são molhos ou temperos adicionados a comida para dar um sabor especial ou complementar o prato. Muitas vezes, de sabor picante e, por isso adicionados em pequenas quantidades.


"As principais ervas aromáticas de uso culinário são o manjericão, orégano, cebolinha, dill, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã e tomilho. Todos os integrantes desta classificação concentram o seu sabor e aromas somente em suas folhas. Devido a isto devem ser integrados ao preparo frescos e somente na sua finalização, pois o calor do cozimento diminui principalmente os seus aromas. Ao contrário das ervas aromáticas que devem ser consumidas frescas a classificação de especiarias inclui uma grande variedade de produtos vegetais que devido à presença de óleos essenciais possuem aroma e sabor mais acentuados e que são preservados durante o processo de secagem. Podem ser derivados das sementes, brotos, frutas, flores, cascas ou raízes. 



As principais especiarias são a noz-moscada, cravo da índia, pimenta do reino, canela, anis, estrelado, baunilha, coentro, cardamomo, gengibre, pir-piri (pimenta malagueta), mostarda, em grão, açafrão e pimenta Jamaica. Em algumas situações, a mesma planta pode produzir tanto especiaria como erva. Exemplo disto é o coentro.




O último grupo de ingredientes culinários que dão muito sabor aos alimentos são os condimentos. Enquanto as ervas aromáticas e as especiarias são referidas como partes de plantas, o termo condimento pode se referir a ingredientes de origem mineral (ex. sal de cozinha), misturas de especiarias (ex. curry) ou ervas (ex. bouquet garni) e, ainda a molhos com sabores especiais (ex. ketchup) usados para complementar os pratos. Os mais populares dentre estes últimos, além do ketchup, são o molho de mostarda, o azeite, o vinagre e o açúcar. Os condimentos podem ser adicionados aos alimentos antes de servi-lo (ex. ketchup e mostarda) ou durante o cozimento (ex. molho barbecue, molho teriyaki, shoyo, etc.)..."



Usando esses ingredientes você pode abrir mão de temperos industrializados que fazem muito mal à saúde e além de tudo preparar um prato com um sabor maravilhoso!!!


Créditos: Chef Carlos Alberto Balbino

sábado, 23 de novembro de 2013

Picadinho de Carne com Legumes



Ingredientes:

  • 1,3 kg de acém cortado em cubos de 5cm
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 cebolas cortadas em cubos de 2,5cm
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 1 litro de caldo de carne 
  • 3 cenouras cortadas em cubos de 2,5cm
  • 2 talos de aipo cortados em pedaços de 2,5cm
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 folha de louro
  • 1/4 de colher de chá de tomilho desidratado
  • 1/4 de colher de chá de alecrim desidratado
  • 900 g de batata limpas e cortadas em pedaços grandes
  • sal e pimenta



Modo de Preparo:

1-Tempere a carne com sal e pimenta. Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto.

2-Com o óleo já quente, adicione a carne temperada, mexendo sempre por 5 a 8 minutos, até que doure bem. Usando uma escumadeira, transfira a carne para uma vasilha e reserve.

3-Reduza a chama para fogo médio, adicione as cebolas à panela e cozinhe, mexendo de vez em quando por 5 minutos ou até que fiquem transparentes e douradas.

4-Acrescente farinha de trigo e cozinhe, mexendo sempre, por 2 minutos. Adicione o alho e cozinhe por mais 1 minuto.

5-Acrescente uma xícara de caldo de carne e cozinhe, misturando bem com o creme formado pela cebola, o alho e a farinha.

6-Adicione o restante do caldo de carne e adicione as cenouras, o aipo, o ketchup, a folha de louro, o tomilho, o alecrim e uma colher de chá de sal. Acrescente a carne dourada à mistura.

7-Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe em fogo brando por uma hora. Adicione as batatas e cozinhe por mais 30 minutos. Tire a tampa, aumente o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até a carne e os legumes estarem macios. Se o caldo estiver espesso, adicione um pouco mais de água ou caldo de carne. Quando for servir, retire a folha de louro.

8-Deixe descansar por 15 minutos antes de servir.

Nota1: Você pode usar a panela de pressão para agilizar o processo, mas precisar ter atenção para os legumes não saírem do ponto.
Nota2: Você pode usar outros legumes ao seu gosto.

Rendimento: 4 porções

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Gelado Leve de Frutas Vermelhas





Ingredientes:

  • 400 ml de iogurte natural 0% gordura (desnatado)
  • 300 ml leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de adoçante culinário (a gosto)
  • ½ sache de gelatina incolor (6g)
  • 1 sache de gelatina zero açúcar sabor Frutas Vermelhas
  • 250 ml de água fervente

 Nota: você pode substituir o sabor da gelatina pelo de sua preferência.

Modo de preparo:

Em uma vasilha pequena coloque o pó da gelatina de frutas vermelhas e 250 ml de água fervente e mexa até diluir completamente, reserve para esfriar.
Hidrate a gelatina incolor conforme pede a embalagem (lembrando que é meio sache) e reserve.
No liquidificador, coloque o iogurte 0% gordura, o leite desnatado e o adoçante (usei Tal e Qual) e bata por 2 minutos. Acrescente a gelatina de frutas vermelhas dissolvida e a incolor hidratada e bata por mais 5 minutos. Prove para ver se está adoçado ao seu gosto.
Coloque a mistura em uma forma de silicone ou tradicional sem untar e leve à geladeira por 4 horas. 
Depois é só desenformar e servir!

Tempo preparo: 10 minutos
Tempo espera: 4 horas
Rendimento: até 8 porções

É uma receita muito leve e saborosa!

Ótima sobremesa para o verão!




Créditos da receita: Vânia Honda (site http://www.dietadukanreceitas.com.br)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Bolo de Carne Moída Light


Ingredientes:
  • 600 gr de carne magra moída (de sua preferência)
  • 1 cebola média (2/3 da cebola picada e 1/3 cortar em rodelas para decorar)
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 envelope de caldo de picanha(pó) zero gordura (Sazon)
  • 1 ovo
  • 5 fatias grossas de queijo minas frescal light
  • 1 pitada de pimenta do reino (se gostar)
  • Orégano a gosto

Nota: você pode adicionar o condimento e tempero que gostar!

Modo de preparo:

Em uma vasilha coloque a carne magra moída, a cebola picada, o alho amassado, o ovo, o caldo de picanha em pó, a pimenta do reino e misture bem com as mãos até ficar uma massa homogênea e divida a carne em duas partes.

Em uma forma retangular para pão, forre o fundo com a primeira parte de carne de maneira que fique bem uniforme, se for de alumínio, unte com um pincel com uma gota de azeite. 
Coloque as fatias de queijo minas frescal light sobre a carne formando um recheio, salpique orégano a gosto sobre o queijo e finalize com a segunda parte de carne formando outra camada.
Faça cortes rasos sobre a camada de carne para que asse mais rápido e coloque as rodelas de cebola para enfeitar.
Leve ao forno 180° por aproximadamente 45 minutos. Não precisa cobrir com papel alumínio.

Nota: o bolo ao longo do cozimento vai soltar um pouco de líquido e isso é normal, vai ajudar a ficar mais suculento.

Após assado, retire da forma, coloque em uma travessa e enfeite com raminho de salsinha ou manjericão.
Rende até 3 porções.

#Meu marido faz a dieta Dukan e adora esse bolo!!!#



O que tem na panela???

Olá Pessoal!

Me chamo Tati e esse blog é para compartilhar receitas, dicas, experiencias e tudo que couber na panela!!!

Na panela da Tati tem:

Para os "marinheiros de primeira viagem": receitas fáceis, dicas de preparo e utensílios que fazem toda diferença na hora de cozinhar!

Para os aventureiros como eu que adoram "inventar moda": receitas diferentes, adaptadas e aprovadas pelos amigos!! Se tiver alguma receita legal, envie para napaneladatati@gmail.com que faço o teste e posto no blog!!

Para aqueles que fazem a Dieta Dukan: receitas que vão ajudar a diversificar o cardápio e deixar o PP e PL mais saborosos!!

Um abraço temperado para vocês!



Pão Caseiro

Olá pessoal! Quem não gosta de um Pão Caseiro quentinho com manteiga?!!! Eu sempre tive vontade de fazer pães caseiros, já havia tent...